21 de abr. de 2011

Tutorial: Efeito Lomografia.

Dificuldade:

Acho esse tutorial bem útil para pessoas que, como eu, desejam ter uma linda Diana F ou qualquer outro tipo de lomo, mas se você tem a câmera lomográfica e quer usar o mesmo efeito nas fotos que você tirou com a sua câmera digital use e abuse deste tutorial!


(Fonte: Wikipédia)

Então, vamos ao tutorial!

1. Abra a imagem que deseja editar (Ctrl+O).



Eu escolhi uma imagem aleatória:



2. Vá em Camada>Nova Camada de Ajuste>Níveis.



Dê OK. Uma nova janelinha irá abrir, selecione o canal vermelho (Ctrl+1) e ajuste os níveis conforme a imagem abaixo:



3. Selecione a camada Plano de Fundo.



4. Vá em Filtro>Distorção>Correção de Lente.



Na opção Vinheta, coloque -100 para Intensidade e 0 (zero) para Ponto Médio, como na imagem abaixo:



5. Selecione a camada Níveis.



6. E vá em Camada>Nova Camada de Ajuste>Brilho/Contraste.



Dê OK. Na janelinha que abrir ajuste o Contraste para -25 (se você estiver usando o Photoshop CS3, como eu, antes de ajustar o contraste selecione “Use Legacy”).



7. Junte as camadas (Ctrl+Shift+E).

E fim! Sua foto está pronta.



Compare a imagem original com o resultado final:



A imagem fica escura assim mesmo. Se você não gostou muito desse resultado, eu tenho a solução! Navegando internet afora eu encontrei o action perfeito para quem está querendo deixar suas fotos com este efeito que eu acho lindo de lomografia.

Você pode fazer o download dele aqui: Action Lomonia

Eu usei em algumas imagens minhas e amei os resultados! Confiram dois exemplos:



E então, gostaram do meu primeiro post-tutorial? Demorou horas (muitas mesmo) para ficar pronto e aqui está. Se gostarem eu garanto que, com tempo, farei mais destes.

7 comentários:

  1. Muito legal e útil seu tutorial Karol (: Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Amei , o blog esta incrivel e super fofo *-*
    parabens
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei mesmo esse post, Karol. Dá de fazer um action linda com esse efeito, vou testar e depois te falo! Adorei mesmo, viu?

    ResponderExcluir
  4. Oi. Tenho uma Mini Diana e uma Fish Eye mas até hj ainda to aprendendo a usá-las. Seu tutorial foi ótimo pra mim.

    ResponderExcluir
  5. @devircigano Olá! Sempre quis ter uma Mini Diana :D Que ótimo que o tutorial lhe foi útil! Volte sempre!

    ResponderExcluir
  6. Karol, adorei o post. Um amor. <3 Você poderia fazer um post ensinando como baixar o photoshop cs3? Nunca tive vontade, mas agora né, quem não se tenta com esse efeito ?

    ResponderExcluir