3 de jun. de 2012

Dicas para melhorar seu blog…

Criar um blog se tornou algo muito comum hoje em dia, tem de tudo por aí, e também tem muita gente que vive para apontar os defeitos destes blogs, para fazer piada sobre um erro de português ou sobre o modo de vida de quem está blogando.

Tenho percebido que vários blogs e blogueiras que eu gosto têm sido alvo de chacota por um motivo ou por outro. Então visitei alguns blogs que eu já conhecia e outros que fui encontrando por aí, blogs grandes e famosos e também os pequenos, que ainda estão no início, e separei algumas dicas que podem ajudar a melhorar o seu blog e evitar as piadinhas de mau gosto que rolam por aí.

Sem Título-1

Gramática: Os erros de português são os que mais geram polêmica e viram motivo de piada. Para evitar escrever “mais” no lugar de “mas”, esquecer-se da crase, da vírgula, do hífen... Use e abuse de ferramentas como o Word, se o seu computador não possui este programa faça o download aqui. Ficou com dúvida em como escrever alguma palavra e nem o Word está te ajudando? Joga no Google ou se joga no dicionário!

Às vezes errar a escrita dos porquês, onde usar a crase, o acento adequado, é totalmente normal, e não vai matar ninguém. Quem nunca errou? Aposto um real que você, que está lendo isto aqui, já errou várias vezes. Normal! Porém persistir no erro não dá, né?

Também existe a grande problemática com o uso do “internetês”. Eu mesma uso muito quando vou comentar algo com tom irônico ou quando falo com as pessoas com quem tenho mais proximidade (tô falando do “as mina pira”, “véi, na boa véi”, “pra noooossa alegria” e etc). Isso acontece muito, mas fazer carnaval em um único texto é bem chatinho: OOOOOIEEE, bjuxxx, bjks, miguxas, d+++, bonituxas... Escritas exageradas, escandalosas, confusas e os “uxas” da vida. Não isso não vai deixar seu texto bonito, então deixe estes vícios linguísticos para lá.

Layout e cores: Tem coisa mais chata que um texto com milhares de cores? Título de uma cor, texto de outra, palavras em destaque em muitas outras cores... Blogs com fundo preto e letras verde-água, azul escuro, tons de amarelo ou fundo branco com letras claras demais só confundem a visão e deixam a leitura cansativa.

Então na hora de criar o layout do seu blog e escolher as cores faça um balanço do que pode ou não ser harmônico como um todo. Não pense em cores para um determinado post, aliás, nunca faça isso. No caso do O Mundo de Karolyn eu escolhi duas cores para compor o título: preto para as palavras e bordô para o “ornamento”, mas como eu não gostei do texto em preto, eu optei por um tom de cinza escuro que o próprio blogger indicou. A partir daí eu fui compondo a paleta de cores do blog. Simples e bem melhor do que cada coisa de uma cor, né?

Imagens e montagens: Escolha uma largura padrão para as fotos nas postagens. Tamanhos diferentes para várias imagens dentro de um mesmo post sobrecarrega a leitura, tornando-a confusa e cansativa. Também devemos prestar atenção na hora de fazer montagens. Use cores harmônicas que tenham a ver com o seu blog, letras bonitas... Não precisa de muitas frescurites para seu post ficar legal. Pense na simplicidade, às vezes ela pode ser mais bonita do que qualquer outra coisa.

Não esqueça que não adianta ter um texto lindo e dispersar a atenção dos leitores com gifs animados, coloridos, montagens com muitos elementos... O conjunto deve trabalhar de forma harmoniosa.

tumblr_m2aggxtwmG1r3mx44o1_500_largeNão tente mudar por causa da opinião alheia, mude por você e pelo seu blog…

Ah, e se você encontrar algo de “errado” nos blogs, não faça piada, não é nada legal!

Foram estes os detalhes que eu mais percebi pesquisando muito internet afora. Compartilhem suas opiniões ou dicas nos comentários. Quem sabe eu faça outros posts com dicas para blogs... O que vocês acham disto?

 

Imagens retiradas do We Heart It.

33 comentários:

  1. Curti demais. São coisas óbvias, mas que ditas por outras pessoas fazem muito mais sentido! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Boas dicas Karol!
    Eu nunca tive blog,mas adoro visitá-los. Uma dica importante que eu acrescentaria é a originalidade, porque vejo muita gente tentando imitar outros blogs, e isso é muito chato.
    Se o blog é seu, ele tem que parecer com você, não com outra pessoa.
    Por isso eu gosto daqui. ;)
    Gostei bastante do post!
    =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super concordo contigo!
      E MUITO obrigada pelo carinho, fico muito feliz. Obrigada de coração!
      Beijos.

      Excluir
  3. Sempre bom ter dicas assim, gostei muito do seu layout por falar nisso :)
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas, flor! Realmente têm blogs que ficam extremamente desagradáveis pela estética ou pela escrita.

    Beijos grandes :*

    ResponderExcluir
  5. Tá fotografando muitoooo!

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas! Gosto de blogs mais "limpos", sem excesso de informação. Acho a formatação tb muito importante. Texto justificado organiza mais o post.
    Beijocas :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, justificar texto deveria ser primordial, mas...

      Beijos, querida!

      Excluir
  7. Adorei suas dicas e realmente um blog com muuita coisa cansa e até menosprezando o mais importante: os posts. Bj

    ResponderExcluir
  8. Irei usar estas dicas no meu blg! =)

    ResponderExcluir
  9. Oi, Karolyn! Ótimas dicas! Bem, em especial, me preocupo com a gramática; mas o que fazer, ou escrevemos correndo o risco dos erros ou emudecemos. Ates um tanto errado que completamente calado, não? Ah, e claro, muita atenção e aprimoramento pra errar o menos possível. Abraço do blogueiro amigo que lhe encontrou via twitter! Visite meu http://jefhcardoso.blogspot.com e diga lá o que achar do meu Genérico. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, porém todo o esforço é válido.

      Obrigada pela sua visita e volte sempre :)
      Abraço!

      Excluir
  10. Parabéns pelo post, ficou bem interessante! =)
    Se der da uma passadinha no meu blog, tem postagem nova por lá!
    beijos!

    ResponderExcluir
  11. Concordo com a escolha das cores e tudo mais e concordo plenamente com o cuidado aos erros de português. Afinal, se lemos tanto, pelo menos devemos conseguir escrever direito. Não só por ser um blog literário, mas por sermos brasileiros e esta ser a nossa língua.
    Mas todo mundo erra e pode acontecer com todos, então fazer piada é muito ruim mesmo, só piora a situação e não contribuí em nada para o crescimento do blog atingido pela crítica de mal gosto. Adorei teu post, é uma forma de criticar, mas positivamente.
    Adorei teu blog tbm, sou do grupo de Blogueiros Gaúchos do Face ^^

    Beijos
    Bruna Reis
    http://desbravandohistorias.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, piada é a pior coisa que existe! As pessoas deveriam dizer ao blogueiro que tal palavra está errada e não sair por aí fazendo chacota... Mas né, maldade existe, infelizmente.

      Opa, conheço você lá do grupo!
      Obrigada pela visita, volte sempre!

      Excluir
  12. Boas dicas para muitos blogs por aí e também para avaliar se estamos fazendo tudo direitinho e melhorar um pouquinho ali e aqui.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Muito Interesante, vou seguir as dicas :D

    ResponderExcluir
  14. Tem-se alguma dica para divulgar seu blog? Porque início de tal é complicado né? :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria interessante criar uma conta no twitter para o próprio blog e uma page no facebook. Peça para seus amigos ajudarem você na divulgação e assim a notícia vai se espalhando mais e mais.. :)

      Excluir
    2. Ah sim, legal :] Tava pensando em fazer isso mesmo! Tô com meu blog há pouco tempo e quero visitas :) Porque curto muito escrever e trazer um pouco do que eu curto para quem quiser ler! haha

      Excluir
    3. Hey, fiz uma page no facebook e arrumarei pro twitter. Se quiser ver, aqui o link: https://www.facebook.com/CestCaptivantBlog

      Excluir
    4. 1º: adorei o título do blog.
      2º: adorei o layout do blog.
      3º: já curti a page.
      4º: já me tornei seguidora do blog.

      Sucesso!!

      Excluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir