24 de mar. de 2012

From Flickr: Alile Dara.

Se existe algo de que eu me envergonhe, é de abandonar tags aqui do blog e deixar tudo desatualizado. Mas como não sou uma total desnaturada, aqui estou para continuar a saga de “atualiza esse blog, sua sem vergonha!”.

E eu não poderia escolher melhor tag para voltar com tudo. Vocês lembram do “From Flickr”? A primeira – e única – vez em que falei desta categoria foi aqui ó.

E o Flickr – lindo de viver – escolhido de hoje, foi o da Alile Dara. Sempre admirei as fotos dela, esse amor pela galeria da Alile não é de hoje. Não lembro exatamente quando a conheci, mas sei exatamente o quanto é legal trazer essa indicação para vocês.

6948975219_8bfb888af9_z Foto feita com a Zenit 11.

Alile tem 19 anos e é de Salvador. Ultimamente rendeu-se ao amor pela fotografia analógica e a cada nova foto me faz suspirar de admiração. Para apresentar melhor o trabalho da Lile (sacou a intimidade?) resolvi entrevistá-la. E preparem-se para conhecer a pessoa mais simpática desse mundo. Querem ver que eu não estou exagerando?

6656199261_ebfec1dbf6_z Foto feita com a Canon AE-1 Program.

♥ Como a fotografia surgiu na sua vida?

Então, Karolzitcha, a fotografia surgiu na minha vida em 2008. Na verdade antes disso, mas dessa parte não me lembro tão bem. Digo 2008 porque foi quando viajei pra Disney e comprei minha primeira digital compacta “potente”, e foi aí que a paixão surgiu. Ela tinha 10.1 mp, eu ficava louca, achava que era a melhor câmera do mundo (nessa época eu não sabia que a quantidade de megapixels de uma câmera não era tudo)! Aí, quando comprei a Sony, saí fotografando tudo. Bem coisa de iniciante mesmo, sabe? Aquela animação, aquele amor todo. Sem contar que uma amiga comprou uma D40, aí foi que endoideci de vez. HAHHAHAH. Então, quando eu vi que minhas fotos não eram de todo ruim, comecei a me empolgar mais ainda. Não vou dizer que desde a viagem eu já pensava em ser fotógrafa, estaria mentindo. O processo foi bem mais natural, sabe? O encantamento e a vontade se trabalhar com isso pro resto da vida foram surgindo de uma maneira bem sutil, tanto que nem sei te explicar quando e como decidi ser fotógrafa.

6847634764_b1d9a14f80_z Foto feita com a Zenit 11.

E essa paixão por colecionar câmeras analógicas?

Aaaaaaai, essa paixão é coisa “nova”. Tem uma linda do Flickr chamada Fernanda Mota, eu sempre curti demais as fotos dela, aí comecei a ver que ela tava publicando fotos analógicas, fiquei apaixonada e decidi comprar minha primeira, uma Canon AE-1 Program, justamente a câmera que ela usava (eu, imitona? magina). Quando vi que os resultados me agradavam, fui pesquisando mais sobre a fotografia analógica e sobre tipos de câmeras. E aí não parei mais de comprar.

Você prefere fotografia digital ou analógica? Ou os dois tipos?

Entããão, os dois. Assim, existem vários pontos pra serem levados em conta, sabe? Mas a fotografia analógica arrebata meu coração. É incrível! Teve um dia que eu vi uma foto e soltei um gritinho. Sem brincadeira! Eu gritei. Era beleza demais, era amor demais. É paixão mesmo. É isso, eu gosto dos dois tipos, mas sou apaixonada pela fotografia analógica. Tem aquela coisa do visual, sabe? Isso me ganha. Grão é amor.

6856054625_4a4d6e7c7f_z Foto feita com a Samsung Fino 35s.

Quais são seus desejos fotográficos?

Meus desejos? Bom, fiquei em dúvida de quais desejos, mas se for sobre objetos: mais câmeras analógicas, mais filmes, mais lentes. Desejo uma lente 24-70mm, desejo muito, essa é pra a minha câmera digital. Na verdade, desejo tanta coisa!

Sobre o que desejo pro meu futuro na profissão: eu gostaria de me envolver com projetos pessoais, sabe? Gostaria de fazer ensaios que fossem baseados em músicas, em poemas... E que tudo isso depois fosse exposto, se ficasse suficientemente bom. Ah, e queria que as pessoas me procurassem querendo ensaios fotográficos feitos com analógica, mas elas não botam fé no que esse tipo de fotografia pode oferecer. Acham que sai ruim, que sai com má qualidade... Mas não é assim.

alile Fotos feitas com a Samsung Fino 35s.

Quais fotógrafos te inspiram?

Sou uma pessoa ciumenta, inclusive com fotógrafos, mas você é linda e merece saber. HAHAHAHAHA. Tem vários, mas vou dizer três. O primeiro é Adriano Sodré. A segunda é a Mariam Sitchinava. E a última, mas não menos importante, é a Tamara Lichtenstein. Eu queria ser como eles. HAHAHAHA. Lindos demaaaaaaaaaaais. ♥

O que você mais gosta de fotografar?

Eu gosto muito de fotografar pessoas. Muito. Gosto também de criar minhas cenas. Aqueles registros básicos feitos em casa. Mas não tem nada que eu prefira. Gosto é de fotografar.

Da sua coleção, qual é a câmera que você mais gosta e por quê?

A Zenit 11! Ô, meudeus, que câmera. Gosto mais dela pelos resultados lindos que sempre tenho. Ela é surpreendente. Apesar dos pesares (dificuldade no foco e peso), ela é meu xodó. Tem a Samsung também, que, das compactas, é a que eu mais gosto, também pelos resultados.

6826670248_268a90521c_z Foto feita com a Zenit 11.

Alguma das tuas câmeras tem uma história interessante? Conte pra nós.

Interessante? Ai, sinto muito dizer isso, Karolzinha, mas não. UAHAUAHUAHAU. Próxima.

Se alguém te pedisse uma ajuda para adquirir uma câmera analógica, qual você indicaria para iniciantes?

Olha, eu indicaria a Canon AE-1 Program mesmo. Ela é fácil de usar, sabe? O fotômetro dela ajuda demais. Não que as outras sejam difíceis, mas são mais complicadas.

Se quiser fazer algumas considerações finais sobre fotografia no sentido geral ou só sobre analógicas, pode fazer! Fale o quanto quiser, vamos amar saber mais sobre você!

Só queria dizer que fotografia é amor. Puro amor. É uma arte que me deixa sem fôlego. Acho incrível o que a gente pode trazer com cada foto tirada, sabe? Gosto demais disso. Ah, queria dizer também que você é uma linda e queria agradecer o espaço. Um beijo! Fimmmmmm.

6614662631_225486ecf6_z6925628457_9254a4200e_zFotos feitas com a Canon AE-1 Program.

Não falei que era simpatia pura? E talento também. Sempre que eu vou fotografar com a Diana Mini eu penso nas fotos da Alile. Inspiração para mim e pra todos.

Recentemente a Alile também fez um blog para compartilhar suas aventuras no mundo analógico. Então você pode encontrar ela no Flickr, No blog Amor Analógico, no Twitter (@aliledara)…

E Alile linda, queria agradecer o seu carinho e por ter aceitado a entrevista para o OMDK ♥

 

Karol Petrucci

8 comentários:

  1. Oi :) Indiquei o seu blog no Meme das 11 coisas - http://sarahlais.blogspot.com.br/2012/03/meme-das-11-coisas.html
    ps - adoro o seu blog.

    ResponderExcluir
  2. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaah, sem mais. <3

    ResponderExcluir
  3. ohhhhhhhhh! ♥
    vou admitir que quando vi o post pronto fiquei meio tímida.
    mas, ó, muito obrigada pelas palavras lindas que vi aqui. obrigada pelo carinho absurdo e por ser tão simpática e fofa!
    você é linda, Karolyn.
    sucesso, tá? sempre.
    beijo grande!

    ResponderExcluir
  4. Já vi o Amor Analógico e é mesmo muito lindo.
    Achei a Alile atrás de você Karolyn, então, valeu mesmo a indicação.
    Muito talentosa ela.
    bjbj
    Jessica, do Gerânio Azul

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post, Karol! Concordo com a Alile, fotografia é amor! <3
    As fotos dela são lindas!

    Beeeijos :*

    ResponderExcluir
  6. Lindo post Karol! Adorei. Legal saber/conhcer o jeito de cada um amar a fotografia. :)

    ResponderExcluir
  7. Já conhecia o flickr da Aline, as fotos dela são linda !!
    Amo fotografia analógica !!!

    ResponderExcluir
  8. Alile é a moça dos cabelos de cachinho mais lindos!
    Amo as fotos dela demais!
    Lindo post!

    ResponderExcluir