3 de mar. de 2012

Aventuras culinárias: Cookies!

É com imensa alegria que estou aqui para dizer que pela primeira vez eu consegui me aventurar positivamente na cozinha, porque fazer miojo e brigadeiro não conta, ok?

Essa receita foi retirada do blog Two Bee, e como o resultado ficou bom (feio, mas bom), eu resolvi compartilhar aqui com vocês. Eu não sabia em qual tag encaixar o post, mas acredito que em DIY seja o mais correto. Porque fazer algo na cozinha, totalmente sozinha, é um legítimo aprendizado. Não é mesmo? Então simbora conhecer o terceiro DIY do blog! Are you ready?!

SP_Promise_NotepaperComo fazer:

Passo 1. Em uma vasilha, misture o açúcar mascavo, o açúcar branco e a manteiga. Mexa bem (eu não usei batedeira pra não sujar mais coisas, mas se quiser usar não tem problema).DSC_0019

P.s: Eu acho que usei muita manteiga, porque a massa ficou muito líquida. Então minha mãe disse para colocar para menos e se precisar (massa muito seca) colocar um pouco mais.

Passo 2. Em seguida adicione o ovo e a essência de baunilha. Mexa mais.

Passo 3. Logo após, adicione a farinha de trigo até que a massa fique uniforme.

Passo 4. Coloque as gotinhas de chocolate ou os pedacinhos de chocolate como eu fiz. Mexa mais!DSC_0023

P.s: Eu não coloquei exatamente as 100g que a receita pede, fui adicionando aos poucos, porque como eu piquei o chocolate os pedacinhos ficaram maiores que as gotas.

DSC_0025

Viram como a massa ficou líquida demais? Eu errei nas quantidades de manteiga (coloquei para mais) e de farinha (algumas gramas a menos) que a receita indicava. Mas sexta-feira eu refiz e coloquei tudo certinho. A massa ficou mais firme e com aparência de “quase-cookies”. Sigam a receita direitinho que dá certo, ok?

------------------------

Passo 5. Para finalizar, unte uma forma/assadeira com manteiga e faça bolinhas do tamanho de colheres de sobremesa (você consegue fazer isso usando duas colheres e passando a massa de uma para a outra). Coloque-as bem afastadas, pois ao assar os cookies se espalham e ficam um pouco mais finos.

P.s: Na primeira vez que eu fiz (na quinta-feira), a massa estava sem a consistência necessária para fazer as bolinhas, então ela se esparramou na forma e os cookies ficaram muito finos, mais que o necessário. Ontem (sexta-feira), na segunda tentativa, deu certo e os cookies ficaram mais gordinhos e redondinhos.

Asse em forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 15 minutos, ou até quando os cookies estiverem levemente dourados nas bordas.

P.s: Como meu forno não é tão bom, mesmo tendo a temperatura mínima de 200ºC, eu deixei alguns minutos a mais.

Rendimento: 14 cookies (comigo foi assim :P)

cookies prontos

Estão deliciosamente prontos! Fácil e rápido, né?

Eu só tirei uma foto dos cookies prontos na primeira vez que preparei a receita, então vou colocar mais fotos, só que do resultado da segunda tentativa. Até porque estão mais bonitos :P

DSC_0036 DSC_0037

Se vocês fizerem, me contem sobre o resultado, ok?

E é com fome (e depois de muitos “p.s:”) que termino este post. Até mais.

Karol Petrucci

13 comentários:

  1. Que legal Karol!
    Bacana tua experiência.

    (Eu realmente só me aventuro no miojo e brigadeiro. :P)

    ResponderExcluir
  2. delicia delicia delicia !!!! Amo cozinhar (doces) sem duvida vou tentar fazer em casa !!!
    Menina prendada em Karol !!!! ;D

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua receita!
    Eu também tenho uma anotada e morro de vontade fazer um D.I.Y. pro meu blog, hehe.
    Belo post!
    Beijos ;)

    http://herlovelyheart.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Adorei a receitinha 'no papel'. Tô pensando em fazer cookies já tem um tempo, agora fiquei com mais vontade. Ficaram lindinhos, mesmo, devem ter ficado uma delícia.
    bjbj

    ResponderExcluir
  5. que bom que você conseguiu fazer,porque eu sou um perigo na cozinha rs, na ultimas vez que eu tentei queimei tudo rsrs!
    quem sabe eu tente novamente já que você conseguiu né?!
    beijinhos !

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua receita e devem ter ficado uma delícia.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. definitivamente vou fazer esssa receita, ate pq cookie eh uma delicia... cookies caseiros: melhores ainda xD

    favoritei a receita e tudo... hehe
    bjaaão :*

    ResponderExcluir
  8. Quero tentar! Mas acho que os meus vão sair feios e não deliciosos hahah Vou torcer pra descobrir meu lado cozinheira escondido!

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Achei lindo os cookies e deu muita fome. hahaha
    Com certeza vou tentar.
    Parece ser fácil.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Karol, adorei a receita, preciso fazer um dia pois gosto muito de cookies :)

    te indiquei para fazer um meme ^^ http://isalwaysagoodidea.blogspot.com/2012/03/meme-favoritos.html

    beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Otii.. Que orgulho de ti.. Miojo n conta mesmo. haha
    Agora tu tem que evoluir pros cupcakes. o/
    beijo.

    ResponderExcluir
  12. Ficou muuuito legaaal! :D
    Esses são meus cookies preferidos da face da terra!
    Adorei demais demais demais ter visto eles por aqui e conhecer melhor sua experiência culinária! :)

    É legal isso... de ir fazendo coisas mais simples.. de ir primeiro conhecendo a cozinha! Faço isso também!
    Agora sim estou tendo vontade de fazer coisas mais complexas, mas até então, só fazia as comidinhas mais simples de levar ao forno, e não de cozinhar no fogão, com aquelas mil panelas diferentes.. milhões de facas diferentes para cortes incríveis.. :P

    Quero me aventurar mais na cozinha! ^^
    Mas, os cookies, brownies, bolinhos, muffins ainda são minha paixão! :)

    ;*

    ResponderExcluir
  13. se eu não fosse tããão preguiçosa, já tava fazendo essa delícia, viu? que demais, velho. e parecem tão bons! ♥
    acho que vou chamar uma amiga aqui em casa e vou fazer com ela. decidido. hahahaha.

    um beeeeeijo, lindeza.

    ResponderExcluir