24 de out. de 2012

Tutorial: Como colocar filme na Diana Mini.

foto 1
Eu havia prometido este post logo que carreguei o segundo rolo de filme na Diana, enrolei um bom tempo, mas não me esqueci da promessa. Resolvi fazer este post para pessoas que, como eu, compraram (ou querem comprar) a Diana Mini e ainda estão um pouco perdidos neste mundo mágico do filme 35mm.
 
Quando minha câmera chegou meu maior medo era estragar tudo quando eu colocasse o filme. Virei tio Google de cabeça para baixo e até encontrei alguns tutoriais, uns bem vagos e outros completinhos, mas em inglês... Eu entendo o idioma, mas creio que tem muita gente por aí querendo se aventurar no mundo analógico que não sabe falar inglês... Então este tutorial também é para vocês!
 
Leia com atenção e faça cada passo com muita delicadeza e amor
Explicao 1
1) Primeiro você deve destravar a tampa, embaixo da câmera você encontra a trava (passe de lock para open);
 
2 e 3) Baixe a tampa traseira e a tampa que protege o filme;
Explicao 2
4) Encaixe o filme e puxe a ponta um pouco para fora;
 
5) Vá encaixando os furinhos do filme nos ganchinhos (tanto em cima quanto embaixo);
 
6) Vá rodando devagar a rodinha que fica na parte de cima da câmera. Faça isso até o filme ficar “inteiro” na bobina (tem uma linha amarela marcando o limite), como mostra a imagem 7;
 
Certifique-se de que o filme está bem encaixado nos ganchinhos, se estiver tudo certo continue lendo...
 
8) Feche a tampinha de metal;
 
9) Encaixe a tampa traseira, dando uma leve apertadinha;
Explicao 3
DICA: Se a tampa não encaixar direito, gire a alavanca de rebobinar (na parte de baixo da câmera, imagem 10) levemente, assim o filme irá encaixar direitinho e a tampa fechará.
 
DICA: NUNCA, em momento algum, atreva-se a fazer força. Diana Mini é uma mocinha muito delicada, tenha cuidado.
Explicao 4
11) Tudo certo até aqui? Então após fechar a tampa trave a câmera novamente, apenas passando de open para lock;
 
12) Tire uma foto (o botãozinho de disparo é ali na frente ó, do ladinho da lente) e gire a rodinha que fica em cima da câmera (imagem 13). Essa primeira foto não irá sair, mas depois dela você já pode sair fotografando o mundo com essa pequena lindeza que é a Diana Mini.
 
Cabô, tutorial, cabô.
 
Este foi o segundo filme que experimentei e o primeiro que deu certo (alguém aí se lembra da minha pequena história trágica? ~le eu dramática~). Usei o filme Kodak Ultramax ISO 400, ótimo filme, por sinal!
 
DICAS: Deixo aqui o link de um vídeo muito bom, onde Kai Yamada ensina como tirar o filme da câmera, porém este vídeo está em inglês. Também é muito válido ler o manual da sua câmera.
 
Espero ter ajudado os iniciantes de plantão. Se falei alguma coisa errada, por favor, me avisem para que eu retifique.
 
E não se esqueçam de me contar sobre suas lindas aventuras e experiências com a Diana Mini.
 
Boas fotos!

16 comentários:

  1. êêê! dá gosto de ver, essa sua itimidade com a diana. tá até fazendo tutorial! que amor, karolzinha.
    fico feliz com essa parceria dando certo.

    beijo grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como não amar a fotografia analógica, o que só facilita essa intimidade com a câmera.
      Obrigada, Lile.
      Que feliz receber um comentário seu aqui *-*

      Beijos!

      Excluir
  2. ótimo tutorial, Karolyn! Desde que comprei a minha Diana Mini, é sempre Namorado quem coloca os filme, ele é super jeitoso. Mas se dependesse só de mim, vixi... leio muito na net sobre a dificuldade em colocar um filme nela e que tem gente que chega a perder um filme todo por causa disso. Teu tuto vai ajudar pra caramba.
    P.S.: Quero ver mais clicks da Diana por aqui!
    bjbj

    ResponderExcluir
  3. Tem que ser um filme especial para a Diana Mini?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Diana Mini usa filme 35mm. Então pode ser qualquer um, tanto os da lomography quanto os mais comuns da kodak e da fujifilm (dois exemplos aparecem na 1ª foto)

      :)

      Excluir
  4. Adorei, flor! :)
    Ficou tudo muito bem explicadinho!
    Eu quero comprar uma analógica e uma instantânea, ainda não sei qual primeiro, mas é minha próxima compra fotográfica depois de um tripé. Preciso de um para gravar meus vídeos e não ter de fazer um trampolim para gravar e morrer de medo da câmera cair.

    Beijo grande :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Endry!
      Te digo que vale a pena investir na fotografia analógica, nunca esquecendo que os valores nem sempre são baixos (principalmente para as câmeras instantâneas), mas é muito amor! <3
      Também necessito de um tripé, mas minha próxima compra fotográfica será um flash! *o*

      Beijos, querida! Saudade :)

      Excluir
  5. Adorei esse PAP, Karolyn *.*

    Beijão ♥

    ResponderExcluir
  6. Karol essa tua Diana Mini veio sem o flash foi pq eu olhei no Lomography e vi ela como flash e tá por volta de 200 reais e só o corpo da câmera tá 179 reais? E como fica fotografando sem o flash?
    Estou querendo comprar a minha e por esse motivo estou pesquisando bastante antes de fazer a compra... BjoO linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comprei ela completinha, com flash. Vi no site que ela está por 319 reais, mas realmente não lembro se na época eu paguei mais caro ou mais barato (comprei no natal do ano passado).
      Fotos sem flash ficam boas, mas isso dependerá do ISO do filme e da iluminação... Mas é sempre bom comprar com flash, você vai acabar precisando (até para usar de dia). Acho que se tu comprar primeiro a câmera e depois o flash, vai sair mais caro.

      Beijo!

      Excluir
  7. Sempre bom saber mais informações do produto, na verdade ela tá por esse preço que vc citou mesmo -eu me enganei- mais com certeza vou compra-la completa.
    Obtigada lindinha!

    ResponderExcluir
  8. Adorei o tutorial! A minha Diana Mini chegou ontem e eu to revirando o tio Google atras pra aprender a colocar o filme, o teu ta super explicadinho. Só fiquei com uma dúvida: Encaixei o filme certinho nos ganchinhoas, mas a hora que girei o filme o filme desencaixou dos furinhos de baixo, mas ficou super firme. Tem problema ele ficar desencaixado dos furos de baixo? Beijo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gisah!
      Que bom que você gostou do tutorial, achei que ficaria confuso, pois sou péssima com explicações! hahahha
      Então, ele tem que ficar encaixadinho certinho, porque ele precisa estar preso nas garrinhas para girar direito, na próxima vez segure o filme com o dedo enquanto gira o contador, daí não tem risco de desencaixar :D
      Beijo.

      Excluir
  9. Oi! Eu fiz como seu tutorial, mas na hora de girar aparece só o numero 3, indo pro 4 o.o. será q to girando pro lado errado? ela ainda tira as fotos? tem como concertar?? @.@

    ResponderExcluir
  10. post muito didático, obrigada!
    a diana F+ é tão fácil - no sentido de colocar o filme, huahuahaahau. espero que eu faça tudo direitinho, com a mini.

    ResponderExcluir
  11. aconteceu o mesmo comigo =///// tá no 3. será que coloquei errado? O.o

    ResponderExcluir