28 de nov. de 2011

Desabafo: Ame mais os animais!

Você ouve um latido alto, sofrido. Corre para a calçada e percebe que do outro lado da rua um cão acaba de ser atropelado. Vê-o desabar de dor. O que você faz? Age como meus vizinhos que ficaram assistindo o sofrimento do pobre animal ou o coloca no carro e corre para o veterinário mais próximo? Eu escolhi, sem pensar, a segunda opção. Fiz o que estava ao meu alcance, com a ajuda do meu namorado e da minha mãe. Porém o cruel motorista havia passado por cima dele, e como consequência, o cachorro teve o pulmão direito perfurado e uma hemorragia interna incontrolável. Sem mencionar a patinha quebrada. O carro que o atropelou? Seguiu seu rumo, sem ao menos preocupar-se com a situação. O motivo? Falta de amor, de bom senso.

Um animal, seja ele qual for, tem o organismo muito parecido com o nosso. Sente dor. Da mesma maneira que há socorro para pessoas, por que não pode haver socorro para os animais? Pobres animais que não têm como se defender. O governo brasileiro gasta dinheiro com muita coisa desnecessária, nós sabemos bem disto, mas porque não investir em hospitais veterinários que possam atender todos os tipos de animais e com serviço gratuito, assim como há SUS para humanos deveria haver SUS para os bichos. Estou errada? Maluca? Acho que não.

O que passa na cabeça de uma pessoa ao atropelar um gato, ao amarrar e arrastar um cãozinho no carro, ao atear fogo num cavalo, ao jogar filhotinhos de cachorro na água? Coração essa gente não tem. Amor muito menos. Diga-me qual a diferença entre um animal e uma pessoa: só porque eles andam em quatro patas quer dizer que eles não merecem respeito? Maltratar animais faz bem para você, “ser vivo racional”?

Ao ver um animal sofrendo, faça o que estiver ao seu alcance para ajuda-lo. Ele vai precisar de você, um minuto da sua vida pode salvar a dele.

Parem de compartilhar imagens de animais mutilados no Facebook, e use esses minutos preciosos de sua vida para ajudar um animal abandonado, um animal que esteja sofrendo. Isso sim vale a pena, isso sim vai ajudar a mudar a situação atual de tanto descaso com o mundo animal.

O final da história que eu comecei a contar no primeiro parágrafo? O cachorro morreu. Não resistiu aos ferimentos e se tornou mais um anjo no céu. Vítima do descaso de pessoas sem coração. Não consegui salva-lo, mas juro que fiz o que pude! Não consigo dormir bem desde aquela quinta-feira (24/11).


Vamos amar os animais. Respeitá-los.


IMPORTANTE:
Se você é de São Borja ou mora na região, saiba que podes ajudar cães abandonados a terem direito a uma vida mais digna. Na rua do cemitério da Paz há um abrigo de cães: abandonados, com sarna, com leishmaniose, que sofreram maus tratos... FAÇA UMA DOAÇÃO! AJUDE!



Karol Petrucci

13 comentários:

  1. Apareceu uma gatinha lá em casa, que foi vítima de mau-tratos. ela teve um olho arrancado. dá dó só de olhar pra ela. cuidamos dela e damos comida. e foi o povo lá da rua que fez isso com ela.

    ResponderExcluir
  2. @Yasmine Me apavoro com a crueldade das pessoas. Como alguém pode sentir-se bem depois de machucar um animal indefeso? COMO?

    ResponderExcluir
  3. acho que o povo acha que animais são seres inferiores por eles serem animais irracionais.

    ResponderExcluir
  4. @Yasmine O que não justifica nenhum tipo de agressão. :/

    ResponderExcluir
  5. Ops, houve um errinho, e vim concertá-lo. :] ''Concordo plenamente, com você. Nunca me ocorreu o caso, de ver algum animal atropelado, se ocorresse ou ocorrer, não tenho dúvidas que vou ajudá-lo.
    Eu vi um filme, em que o menino queima o cachorrinho, sei que é ficção, mais essas coisas sempre mexem muito comigo.
    Eu amo meus animais! E tenho muito medo de perdê-los bem cedo. Quero viver, muitos anos ainda ao lado deles. E sei, que tem muitos animais, que gostariam de ter um lar, aonde as pessoas pudessem lhe dar amor, carinho e atenção.
    E isso me machuca muito, sinceramente.
    Também fico com muita dó, de cachorrinhos ou gatos na rua, que ficam comendo lixo, ou algo assim, sempre que vejo, me dá MUITA dó. Se tivesse alguma ração na mão, juro que daria. Porquê, eles sofrem bastante esses cachorrinhos abondonados. E sempre me coloco, no lugar deles, se eu gostaria que alguém me maltratasse, machucasse, enfim, por isso eu sempre ajudo, não por obrigação, mas eu gosto muito de ver, pelo menos, eles felizes.
    Adorei esse post! Faça mais! :}
    Beijos.''

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente acho que quem maltrata animais, maltrata seres humanos também, pra mim são pessoas desprovidas de sentimentos como remorso e compaixão.

    Uma vez vi um cachorro atropelado se arrastando para conseguir chegar do outro lado da rua, estávamos de carro e era uma via rápida, não conseguiríamos parar ou voltar pra ajudar, aquela imagem nunca mais saiu da minha cabeça, juro que na hora me deu ânsia e fiquei muito mal.

    Mas pra quem faz esse tipo de coisa não adianta falar, fazer campanha em Facebook, dar de dedo na cara... as leis é que deveriam ser mais rigorosas, e botar na cadeia ou no mínimo, dependendo do grau de maltrato, uma multa BEM generosa que fosse revertida para abrigos animais. Mas né, em um país em que as leis pouco funcionam, ainda falta chão para chegarmos lá...

    ResponderExcluir
  7. Que linda sua iniciativa. Os animais são um dos motivos principais de eu ser vegetariana :)

    ResponderExcluir
  8. Meu Deus esse é o mundo (cruel) em que a gente vive? Meu coração partiu de verdade lendo isso, eu tenho um cachorro e sei como é amar um animal que não pede nada em troca além do seu amor. Enfim, nada que eu falar vai trazer o seu cachorrinho de volta e nem punir esse covarde, mas fique em paz, você fez tudo que podia fazer e essa dor vai passar, mesmo doendo passa. Beijos Karol!

    ResponderExcluir
  9. Flor, eu amo os animais, tenho três cadelinhas lindas e não suporto ver gente maltratando os pobres bichinhos, mas tem um problema: eu também não suporto quando esse amor vira "fanatismo" e as pessoas dão mais valor aos animais do que as pessoas. Conheço gente muito bacana que se disponibiliza a cuidar dos bichinhos maltratados e acho isso incrível. Agora, já têm pessoas que colocam dentro de um pátio minúsculo muitos cães (prejudicando os animais também), prejudicando a saúde das pessoas que convivem com estes animais. Acho que são dignos de respeito e amor os animais, mas sem que isto interfira no respeito e amor às pessoas. É preciso, sim, que as pessoas amem os animais e tenham responsabilidade na hora de adotar/comprar um animal. É um ser vivo e não um boneco. Acho muito digna a tua atitude, Karol e admiro mesmo! :) Precisamos de pessoas mais conscinetes e com respeito!

    beijinhos :*

    ResponderExcluir
  10. Absolutamente lindo o post !!! Você vai ser uma grande jornalista Karolyn !!!!

    ResponderExcluir
  11. Que lindo, primeira vez que venho ao seu cantinho, mas ao ler esse post decido que vim pra ficar.
    Sou uma amante e defensora dos animais, gosto mais deles do que de muita gente. Animal sente, sofre as mesmas coisas que nós, mas ao contrário de muita gente eles são leais e fiéis, até com quem não merece. Sabe aquela velha história de que o cão é o melhor amigo do homem, então não tenho duvidas de que isso seja verdade, mas se eles falassem, será que diriam a mesma coisa? Acho que não, e se dissessem, seriam pela bondade. Deus ama seus filhos, tenham eles braços e pernas, ou asas e penas. Se ele pediu para que amássemos uns aos outros, quer dizer que ele pediu que amássemos os animais também!
    Muito lindo seu blog, estou te seguindo. Quando puder faça-me uma visita, será uma honra!
    E ah, antes que eu me esqueça, li em um post que tú gostas de cartas, sou uma amante das cartas, se quiseres trocar comigo, será muito divertido.
    Um enorme beeeijo :*

    http://venenosemacas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Karol, hoje que eu to vindo aqui comentar. Realmente, é muito triste isso, né?! Te contei do gatinho que eu tentei salvar também e não consegui, morreu ali mesmo na rua, na minha frente. Fiquei traumatizada. Você pelo menos tentou salvá-lo, temos nossa consciência tranquila de que tentamos ajudá-los.
    E você não é maluca por pensar assim não. Na verdade, li recentemente uma notícia de que o estado de São Paulo vai ganhar um hospital veterinário gratuito, o SUS para cães, como você falou! =D Só não me lembro a cidade agora, mas um deputado conseguiu a verba para construir. Ótima notícia, né? Aliás, SP é o estado que eu acho mais evoluído nessa questão de respeitar os direitos dos animais. Quem sabe aos pouquinhos os outros estados adquiram essa consciência?

    ResponderExcluir
  13. @Ariana Bueno Ai, que felicidade em saber disto. Espero que com o tempo esse projeto esteja presente em todo o país. Os animais merecem!

    Obrigada pelo comentário :)

    ResponderExcluir