2 de dez. de 2011

Até onde uma propaganda pode ousar?

Neste caso estou falando, especificamente, de propagandas de moda. Passeando pela internet, descobri que alguns comerciais foram barrados porque eram ousados demais, e como consequência passavam uma mensagem negativa ao público.

No exemplo acima, Hailee Steinfeld aparece sentada em uma linha férrea com a expressão triste para uma campanha da Miu Miu. A propaganda foi banida no Reino Unido. Em comunicado oficial, um porta-voz da Advertising Standards Authority (ASA) esclareceu que "o anúncio mostra Hailee Steinfeld, com 14 anos, numa situação potencialmente perigosa sentada numa linha férrea, consideramos que o anúncio é irresponsável e viola o código por mostrar uma criança numa situação de perigo".

Essa situação já havia acontecido no início de novembro com a campanha de Marc Jacobs estrelada por Dakota Fanning.


No caso da propaganda do perfume Oh, Lola! a ASA afimou que sabem que a modelo tem 17 anos, mas consideraram que ela parece ser menor de 16 anos na imagem (idade limite que eles classificam como "criança"), além de afirmarem que o vestido era muito curto, o que deixava as pernas de Dakota a mostra, ressaltaram que a posição do frasco passava a mensagem de sexualidade para o público. A ASA concluiu que a imagem poderia servir de incentivo às crianças com relação ao sexo.

Muitas propagandas estão sendo vetadas, veja alguns exemplos abaixo:
Sisley Fashion Junkie e a polêmica das drogas.


Marion Cotillard no alto da Torre Eiffel para Dior. Estímulo ao suicídio?

Campanha Be Stupid da Diesel. Fazer isso com o carro em movimento é seguro? Veja mais fotos da campanha aqui.


Campanha Alexander McQueen, vamos passear em um vulcão?

Qual destas campanhas vocês acham inadequadas e qual vocês acham que não passam mensagem negativa alguma? Expresse sua opinião nos comentários! E se souberem de outras propagandas polêmicas, compartilhem.

Karol Petrucci

10 comentários:

  1. A da Dior e a última, eu acho que não passa mensagem negativa. Mas já as outras... Poxa, não precisaria exagerar, né?! Eu acredito que há milhares de formas de chamar a atenção, vender o seu produto. Não é preciso apelar tanto assim.

    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  2. A da Dior,essa última e a primeira na minha opinião não passam mensagem negativa.Mas as outras,de uma certa forma passam...principalmente a da Dakota.E eu ainda não entendi o motivo de o perfume ter sido colocado naquela posição...

    Parabéns pelo blog!Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Oi Karol já sigo seu blog e sempre tem post interessantes.

    Olha não gostei da Sisley Fashion Junkie e a que a Dakota faz. As outras não vejo tanto problema, acho que hoje em dia tem muita coisa pior.

    Bjo*

    ResponderExcluir
  4. Acho que a maioria não passa mensagem negativa, só a da Marion e da Sisley. A do Lola eu não achei tão assim, nunca tinha levado pro lado obscuro até ver esse post. A mais nada a ver de todas foi a da Hailee, frescura ter sido banida.

    ResponderExcluir
  5. A da Dakota ta meio estranha mesmo, se você for ver direito, passa essa imagem mesmo.
    A da Sisley é a pior. Já a da Marion eu até achei bonita... nada de mais. E a da Hailee eu achei tão bonita e não tem nada de mais naquela foto mesmo, e as outras não tem nada de mais.

    ResponderExcluir
  6. A da Dakota o frasco ta realmente posicionado de forma sexual, digamos assim hahha, mas nada que tenha que ser punido ou algo do tipo.
    A imagem é o que a pessoa vê. Posso tirar uma foto de uma menina chorando e dependendo da expressão dela alguem pode achar que ela ta chorando de alegria e outra pessoa pode achar que é de tristeza. Acho que isso depende muito e acredito que a maioria das fotos deste post não tem como intensão do que foram acusadas. OBVIO QUE TIRANDO A DA SISLEY, essa realmente é forte e teve intenção.

    www.fisheyesblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. A da Dior, e a última, na minha opinião não passam mensagem negativa.
    Como falaram já, tem tanta coisa pior nesse mundo, que acho que nem faz mais diferença.
    E acho, que nessas propagandas eles não poderiam exagerar tanto. Acho que deveriam, trazer uma boa mensagem, porquê desse modo não vou chegar a lugar nenhum. :}

    ResponderExcluir
  8. Quem nunca pensou em dar uma voltinha num vulcão, né verdade?!

    ResponderExcluir
  9. Ahh não achei os anúncios muito apelativos não. Será que sou eu a estranha? hahah. Claro que o das meninas fazendo apologia ao uso de drogas está bem explícito, mas os outros? Não vi nada demais pra serem barrados. Gostei até. Quem é que vê uma menina sentada na linha de trem e pensa que ela está ali tentando ser atropelada de propósito? Sei lá...
    Bjinho, Karol!

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post Karol! De verdade, achei super interessante. Bom... eu acho o seguinte, que eles exageraram em algumas coisas... como na situação da Dakota fanning, ela era de Maior, então, eles não podiam ter banido. Ou, a da Marion cotillard, achei um absurdo, é só uma "intenção", até parece que alguém ia pensar que não é perigoso subir na Torre, achei ridículo isso... na verdade, só concordo com duas: apesar da foto ser linda, a da Hailee pode ser banida, pelo simples fato dela ser criança, ou melhor, menor de idade. E a das meninas usando "drogas", já que drogas são proibidas no país. Então, essas duas, apenas, eu concordo com a decisão deles. Bom, só pra você saber minha opinião mesmo... sei que isso não muda nada. hahaha.

    ps: A MARION NÃO É UMA MARAVILHOSA. Essa propaganda da Dior me mata de amores.

    ResponderExcluir