9 de set. de 2011

Bokeh Personalizado.

Estou escrevendo este post especialmente para a Mariana, pois ela me ajudou a escolher o assunto de hoje (obrigada, querida!). Aliás, gostaria que vocês participassem desta seção do blog, enviem sugestões de posts nos comentários ou no meu formspring: sobre o que você quer aprender/conhecer um pouco mais quando o assunto é fotografia?
Vamos lá, eu quero muito ajudar vocês, compartilhar conhecimento, mas antes preciso saber qual é o assunto da preferência de vocês... Ok?

Bom, vamos ao que realmente importa. O post de hoje, como o título já indica, é Bokeh Personalizado.

O que é?

Bokeh é a adaptação de uma palavra Japonesa que significa blur (em português: borrão/desfoque). Na fotografia, esse termo é usado para descrever a área da foto que está fora de foco.

Exemplos de Bokeh comum:

Bokeh Baby
Bokeh Baby, por Eloise Claire

Bad Taste Bokeh
Bad Taste Bokeh, por Leah Williams

Mas você não quer apenas círculos luminosos? Que tal usar a imaginação e criar corações, estrelas e mais um monte de formas diferentes? Isso é possível e é muito fácil... Vamos aprender?

Sempre que eu pesquisava sobre o assunto, todos os posts que eu lia diziam que a melhor lente para fazer esse tipo de foto é a 50mm 1.8 ou 1.4 ou 1.2, por ser uma lente bem clara. A Claudia Regina do Dicas de Fotografia, diz que o importante é ter uma abertura maior que f/2.

A partir daí você só vai precisar de:

- Papel preto (eu usei cartolina, é bom que seja um papel firme);
- Lápis;
- Tesoura (como o meu desenho tinha que ser miúdo, eu usei um estilete).

Como fazer:

Corte o papel em formato de círculo, no formato exato para encaixar na sua lente. No centro do círculo que você cortou desenhe a forma que você quer deixar o seu Bokeh. E depois, com a tesoura ou estilete, corte –com muita paciência- o desenho que você fez.


Ficou assim:

Ok, mas você não tem a lente 50mm? É, eu também não tenho, tentei com a lente que já vem no kit da minha câmera, a 18-55mm. Deu certo, mas tive que fazer o desenho bem pequeno (como vocês podem ver na foto acima).

Vejam o meu resultado:

(Eu utilizei luzinhas de natal (a.k.a pisca-pisca) como luz base do meu Bokeh)

Qual o tamanho certo do desenho?

Para fazer o desenho no tamanho adequado você pode fazer o seguinte cálculo:
Divida a distância focal que vai ser tirada a foto pela abertura que vai usar. No caso de uma lente 50mm com abertura f/1.8, o cálculo é esse: 50 dividido por 1.8 = 27,7 milímetros.
Quando eu fiz Bokeh personalizado pela primeira vez (por enquanto a única) eu não fiz esse cálculo, fui tentando vários desenhos até chegar ao melhorzinho.

Dica: use o foco manual.
Dica²: se você pretende utilizar muito essa técnica, faça o círculo de papel e prenda em um filtro UV para lentes.
Lembre-se: o Bokeh personalizado só vai funcionar se o foco não estiver nos pontos de luz, foque em outra coisa, caso contrário não vai funcionar.

E para inspirar vocês, vou colocar algumas fotos que eu achei no Flickr, todas com seus devidos créditos:

Prueba de bokeh con forma de pica
Prueba de Bokeh, por ShockCR

Bokeh Personalizado.
Bokeh Personalizado, por Gabriela Tesserolli

Custom Bokeh I, por Another reality.

Espero que o post tenha ajudado vocês, e se continuarem com dúvidas é só me perguntar pelos comentários ou no formspring. Sintam-se a vontade para perguntar sempre que tiverem dúvidas!

With love,
Karol Petrucci

14 comentários:

  1. Eu to para fazer isso desde dezembro de 2009, quando eu soube que ia ganhar minha câmera... mas pergunta se eu fui até a loja comprar cartolina preta? Não né, claro kkk. Ainda vou fazer isso.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post, tem muita gente que não sabe essa técnica do bokeh, principalmente o pessoal que fez curso a mais tempo e agora trabalha com estúdios na maioria das vezes eles nem sabem como faz, e é bem fácil de aprender a fazer mesmo. Tenho a 50 mm 1.8 e com certeza ela é ótima pra fazer bokeh, a 14 e a 1.2 então devem ser demais, pretendo comprar a 1.4 mas pra frente :)

    ResponderExcluir
  3. Awwwwwwwwwwwn, quase chorei de emoção quando li o post. Além de ser de um assunto que eu queria aprender faz tempo, FOI ESPECIAL PRA MIM!!!!!!!!!!!!
    #chorei
    Obrigada de verdade por você ser uma blogueira tão fofa com as suas leitoras, que você tenha sempre leitoras tão fofas e lindas como você!
    Sério, ficou muito bom o post, amei!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Karolzinha, tem em papelarias aqueles cortadoreszinhos fofos que são bem baratinhos. Deve ficar legal tbm!

    Adorei o post, mas não tenho câmera pra fazer isso. rs

    ResponderExcluir
  5. Adoro esses posts com dicas de fotografia, aliás, adoro seu blog todo!=)

    ResponderExcluir
  6. Olá,seu blog tá nos meus favopritos tmb sdou louca por fotografia!
    Bem,tenho uma dúvida como faço pra deixar as fotos dos post´s grandes eu estou pensando em reativar meu blog no BLOGGER e já até fiz o layout,mais ainda falta algumas coisas e as fotos é uma delas,eu deixei algumas grandes através de onde faz a postagen mesmo [se quiser passa no blog ai vc visualiza melhor]só que as fotos que fica na vertical fica tipo achatadas e não sei como fazer,obrigada e bjoOs!

    ResponderExcluir
  7. Acho fofo demais. Também tô planejando fazer isso há um tempo, mas falta comprar a cartolina... Assim que eu comprar, vou testar!
    :*

    ResponderExcluir
  8. Olá, eu sempre procuro vários Blogs, para mim ficar sabendo várias dicas, e coisas do tipo. E eu, acabei achando o seu, e me interessei pelo título do post, e resolvi dar uma olhadinha. Sério, eu sou louca por fotografia, eu amo demais, e quando li o seu post, gostei muito, me ajudou muito, vou tentar fazer isso, muito obrigada pela dica, e olha, adorei seu blog querida =)

    http://photosmichely.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Aii, como acho lindo! <3
    Teu post está muito bom, querida!
    Quero minha profissa para chamar de minha e fazer bokeh lindos :)

    beijinhos, doce sexta!

    ResponderExcluir
  10. @lepetitmondedegabi hahahahaha eu demorei muito para ir na papelaria comprar a cartolina. Preguiça é meu sobrenome :P

    ResponderExcluir
  11. Que lindo, sou apaixonada por bokeh, e em especial pelo bokeh personalizado. Os formatos de coração e estrela são os mais lindos. O seu funcionou bem, tenho preguiça de fazer, hahahaha.

    ResponderExcluir
  12. Tenho muita vontade de fazer isso!

    ResponderExcluir
  13. Karol da pra fazer esse efeito na Nikon L810 sei que a lente dela é fixa mais como vc entende melhor do que eu sobre fotografia gostaria que esclarecesse minha dúvida estou pensando em compra-lá gosto muito de fotos com fundo desfocado e com o efeito bokeh sei que esse modelo de Nikon tem um desfoque de fundo super massa já vi fotografias tiradas por ela mais não sei se da pra fazer o bokeh?
    BjoO, aguardo tua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jo,
      Essa resposta eu vou ficar te devendo, pois nunca usei esse modelo e nem testei bokeh personalizado em câmeras com lente fixa. Mas acredito que se houver a opção de foco manual é capaz do bokeh dar certo :)

      beijos.

      Excluir