23 de set. de 2011

Planos fotográficos.

Olá, caros alunos. Por favor, sentem em suas devidas classes, vamos começar a aula.
*Sempre quis falar isso* (mentira)

Comecei o post de hoje de uma maneira mais “professora”, pois o que eu vou compartilhar com vocês na tag dicas de fotografia é algo que eu aprendi em uma aula de fotojornalismo. Vocês já ouviram alguém falar sobre planos fotográficos? Quando vamos fotografar algum objeto ou pessoa sempre enquadramos a imagem da maneira que nos convém, não é mesmo? Mas vocês sabiam que existem nomenclaturas para cada tipo de enquadramento?

Eu não sabia, nem imaginava. Sempre fotografei da maneira que eu achava que ficava melhor. Mas certo dia, meu professor (ai, que saudades das aulas de fotojornalismo) resolveu ministrar uma aula sobre isso. E eu, como apaixonada que sou por fotografia, fiquei toda feliz com mais aprendizado sobre o assunto que mais me interessa nesse mundo, ou seja, quero compartilhar com vocês! Vamos lá?

Plano panorâmico:
Visualização extensa da cena.


*Fotos tiradas com o celular. Vista da sacada do prédio dos meus colegas (essas imagens não estão no Flickr)

Plano geral:
Grande parte da cena.

Loja Indiana / Indian store.

Plano americano:
Enquadra o indivíduo da cabeça até os joelhos.

Book Pamella Paré.

Plano médio:
Enquadramento da cintura para cima.

freedom.

Primeiro plano (close):
Enquadra-se o rosto e os ombros do indivíduo (parece o enquadramento de uma foto 3x4).

Funny smile.

Primeiríssimo plano/grande plano (super close):
Enquadra só o rosto do indivíduo.

O observador. 003/365

Plano detalhe:
Detalhe do objeto/indivíduo está em foco.

brotinhos. 011/365

Plongée:
Enquadra o objeto/indivíduo de cima para baixo, esse enquadramento produz o efeito de diminuir o que será fotografado.

Innocence.

Contra plongée:
Enquadra o objeto de baixo para cima, esse enquadramento, por sua vez, produz um efeito de aumentar o que será fotografado.


(Eu não tinha uma foto melhor, mas acho que com essa vocês conseguem entender)

Essas são as nomenclaturas de planos que eu aprendi em aula, mas quando eu pesquisei sobre o assunto na internet, vi que alguns fotógrafos usam outras nomenclaturas. Porém é tudo a mesma coisa, tá?

Escolhi usar só as minhas fotos para ilustrar o post porque eu sei que tem um monte de gente que lê o blog e adora ver fotos aleatórias por aqui. Gostaram?

Obs.: se algumas fotos desaparecerem com o tempo é porque eu não tenho a conta PRO do Flickr, ou seja, as mais antigas “desaparecem” da galeria até que eu compre a conta. (clique nas imagens e você será redirecionado para o meu Flickr, caso queria comentar/favoritar as imagens)

Obs.²: Eu sumi da internet e tenho postado bem menos no blog/Flickr por causa da faculdade. Muita correria. Desculpem-me :/

Karol Petrucci.

3 comentários:

  1. essas nomenclaturas de planos também é utilizado no telejornalismo.

    belas fotos.

    ResponderExcluir
  2. @Yasmine Farias Aham, e pelo que sei, no cinema também.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Adireu a dica! Nunca tinha ouvido falar sobre esses planos. Beijos, sweetheart.

    ResponderExcluir