16 de set. de 2011

Macro com a lente invertida.

O post de hoje é curtinho, mas trago uma dica incrível para vocês. O ruim é que a dica desse post não pode ser aplicada a câmeras compactas.

Você já pensou em comprar uma lente específica para fazer fotos macro? Aquele foco incrível que capta os menores detalhes da imagem (o rosto de um inseto, por exemplo)?

Exempo de fotografia macro:

Changeable Lizards : Macro Stock Photography :
Changeable Lizards : Macro Stock Photography, por zoompict

Saiba que você não precisa desembolsar seu precioso dinheiro, basta inverter a lente da sua câmera. Daí você me pergunta: como isso, Karol? Fácil! A técnica se resume em tirar a lente da sua câmera, inverter a lente e soltar a imaginação e fotografar lindos macros. Daí você me pergunta de novo: você ficou doida, Karol? Não. Continua lendo que você vai ver como é fácil e legal:

Eu não sou boa com explicações, então vou deixar o fotógrafo Leandro Nunes explicar para vocês: (vale a pena assistir o vídeo, é muito fácil)



Eu não consegui fazer, pois não tenho o flash... Mas se você tiver o equipamento que precisa, faz as fotos macro e me mostra nos comentários ou no meu twitter? Não é algo novo, mas achei bacana repassar o vídeo para vocês. Gostaram da dica? Me contem nos comentários!

Ps.: desculpem-me por essa semana inteira sem posts tanto aqui no blog, quanto no meu flickr... Vou tentar me organizar melhor para não deixá-los na mão. Ok?

With love,
Karol Petrucci

12 comentários:

  1. Não rolou!
    Essa lente dele tem algo diferente... ela encaixa ao contrario, como assim?
    Tentei com a minha e com meu flash, ficou tudo preto :(

    ResponderExcluir
  2. @Eveline Medeiros A lente dele é normal, só é da Canon. Mas ele citou a Nikon no vídeo, ou seja, é possível. Pensei que eu não tinha conseguido por causa do flash, mas se você também não conseguiu eu não sei o que estamos fazendo de diferente :( E as minhas fotos também ficam pretas...
    Mas eu achei isso tão legal que tive que compartilhar! Espero que alguém consiga fazer e me mostre o resultado :P

    ResponderExcluir
  3. Não entendi se ele meio que encaixa a lente invertida, ou se ele só encosta, achei inusitado, mas não sei se conseguiria reproduzir em casa =/

    ResponderExcluir
  4. @Fernanda Oliveira Pelo que eu entendi (e vi em outro blog), ele apenas encosta a lente. Tentei, tentei, tentei, mas não consegui fazer as fotos. Porém, vi resultados de outras pessoas, ou seja, funciona. :/

    ResponderExcluir
  5. O que está a falhar:

    1º É preciso escolher uma abertura namaquina (f8 ou f16) bloquear essa abertura e tirar a lente.

    2º colocar na maquina prioridade a abertura(A)

    3º jogar com o iso.



    Mais é só dizer.

    Abraço

    Resultado:

    http://www.forumfotografia.net/index.php?topic=101600.msg551622#msg551622

    ResponderExcluir
  6. @lopes Muito obrigada pelas dicas, tentarei novamente :)

    ResponderExcluir
  7. depois diz se deu ou não

    ResponderExcluir
  8. OBS: A lente não encaixa ao contrario, Você tem que segurar ela pressionando para não entrar luz !

    Se quiser existem adaptadores para colocar a lente ao contrario, custam em torno de 30 a 40 Reais no ML !

    Se quiserem um bom resultado também com uma lente simples, Comprem Tubos Extensores, Que vão entre o corpo da câmera e a lente, Ajudam bastante !
    Custam em torno de 50 a 70 Reais no ML !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo! É só encostar a lente na câmera, segurando firme para não entrar luz.
      Obrigada pelas dicas! :)

      Excluir
  9. gente, que interessante! eu nunca tinha ouvido falar nisso. e com certeza vou tentar. tenho o flash, talvez funcione, né?
    um beijo, lindeza!

    ResponderExcluir
  10. Eu fiz!

    http://www.facebook.com/photo.php?fbid=444847368866699&set=a.176510669033705.39920.100000243202944&type=1&theater

    ResponderExcluir