10 de out. de 2011

Usar marca d’água nas imagens, sim ou não?

Recentemente uma menina totalmente sem criatividade resolveu criar uma conta no Flickr, postou imagens de outras fotógrafas e auto intitulou-se autora das imagens. Assim, escrito no passado mesmo, pois após várias denúncias ao Flickr, ela acabou excluindo sua conta.

É muito chato quando você cria algo e alguém simplesmente copia e diz ser dono. Isso já aconteceu comigo e eu me senti roubada, sim, essa é a palavra certa para descrever tal ato: roubo. E roubar é crime. Roubar imagens é crime também, quem faz isso pode ser punido. Está lá no código penal.

A partir disso, uma questão (re)surgiu: Usar marca d’água nas minhas fotos, vai adiantar algo? Devo fazer isso?

Eu uso e não consigo não usar. Pode não salvar a sua foto de um roubo, mas quando roubada saberão que a foto é sua (se o criminoso não apagar seus créditos, claro). Eu faço uso de marca d’água (prefiro chamar de ‘assinatura’), pois isso me passa um ar de “segurança”, pode ser uma falsa segurança, mas só assim, depois de editar a imagem e colocar meus créditos nela, é que eu consigo enviar meus trabalhos para a internet.

Eu já usei várias assinaturas, tenho sérios problemas com elas, troco sempre que me desagradam, sempre que não ficam legal em uma foto. Sempre.minhas assinaturas

As duas últimas assinaturas da imagem acima são as que eu ainda uso.

how to

Muita gente me perguntou como eu faço as minhas assinaturas, não existe mistério envolvendo esse processo, mas mesmo assim vou mostrar para vocês em um passo-a-passo resumido:

Eu uso o Photoshop CS3.

Abra uma nova imagem (Ctrl+N): documento transparente, largura 100 px, altura 100px. Selecione a ferramenta de Forma Personalizada (U) e escolha a forma e a cor de sua preferência (eu prefiro branco).

menu

Coloque a forma escolhida no documento que você criou. Vai ficar assim:

forma

Selecione a ferramenta Texto (T) e escolha a fonte de sua preferência. A partir daí você escreve o que quiser e da maneira que quiser. Fim.

Meus resultados foram esses (fiz em quatro cores, mas só uso a branca): asssss

Pelo Flickr, eu descobri que existe uma polêmica com base nisso. As assinaturas são amadas por uns e odiadas por outros. Use-as se você achar necessário, se você achar que não vai atrapalhar a sua foto, mas lembre-se: independente de assinaturas, você nunca está livre de ser roubado, nunca.

O tutorial ficou confuso? Se continuou com dúvidas ou quer mais dicas, diga nos comentários ou no meu formspring.

Karol Petrucci

8 comentários:

  1. Gostei mais da terceira; achou assustador fazer 20 anos?; terminei de cumprir os 30 dias; novidades incríveis pra ti; amo-te.

    ResponderExcluir
  2. @raphahramos Eu também adorava ela, mas sempre me atrapalhava na hora de editar uma imagem em close, por causa da linha. Eu ainda não fiz 20 anos, sis :P Conte-me tudo, estou surtando de saudades de você. Amo-te.

    ResponderExcluir
  3. Karol,eu simplesmente amo seu blog e suas dicas!
    *-------------*
    amei todas as assinaturas,difícil escolher uma só...
    eu tenho essa mesma dúvida,não consigo escolher um logotipo pras minhas fotos!
    eu queria um fixo mas sempre acabo enjoando ou modificando
    bom,queria dizer que amei as fotos q seu irmão tirou de vc,ficaram tão lindas e naturais
    eu ia postar um comentário mas não lembro se foi enviado ou deu erro
    amo suas dicas sobre fotografia,são muito práticas e úteis
    amo vc e td aki no blog
    bjao linda

    ResponderExcluir
  4. ah, eu não uso, mas já estava pensando em usar também; acabo adiando pq ainda não bolei a minha marca. e eu gostei de todas que vc criou ^^.

    beijo

    ResponderExcluir
  5. Karolzinha, vc podia ensinar como colocar assinatura em lote, pra editar varias fotos de uma vez ;-)

    bjos =***

    ResponderExcluir
  6. roubo é sempre um problema, já passei por roubo de post que também é complicado. Nas imagens acredito realmente que a marca d'agua ajuda muito, pois na maioria delas se você quiser tirar tem que recortar a foto o que acaba deixando estranha. Esse teu tá uma graça.
    Ahh te coloquei de afiliada lá no blog (:
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  7. Achei lindo as marcar d'água que já usou! Eu já usei umas feinhas, mas sempre desistia :P
    Quem sabe não volto a usar? haha, beeijos

    ResponderExcluir
  8. Eu me sinto roubada tbm! Muito chato isso.

    Não sou boa de photoshop, me viro no photoscape só para não dizer que não tentei. hahaha

    beijo!
    --

    Está rolando sorteio no Mil Alices, dá uma olhadinha lá.

    =*

    ResponderExcluir