5 de out. de 2011

A regra dos terços.

A regra dos terços tem como base não usar a centralização das imagens. Imagine sua imagem dividida em três linhas horizontais e duas verticais, agora posicione o objeto que ficará em destaque na imagem nos pontos de cruzamento entre as linhas. Ficou complicada a minha explicação? Veja a imagem a seguir:



As bolinhas indicam os pontos de convergência, ou pontos de cruzamento. Faça uso da regra dos terços para ousar –um pouco- nos ângulos e assim obter resultados harmônicos.

Obs.: Para o “bem” de uns, algumas câmeras já possuem esse “jogo-da-velha” no visor.

Exemplo:



Aqui eu achei que enquadrar o objeto (a.k.a meu dedo) no centro da imagem ficaria simples demais, então optei por colocá-lo no canto esquerdo ocupando os terços: inferior, central e superior.
Eu já disse que não sou boa com explicações, né? Então se alguma dúvida ainda ronda vocês, é só me perguntar, tá?

Nota1: Post simples só para mostrar para vocês que eu não pretendo lhes abandonar!

Nota2: Eu queria me desculpar pela falta de posts e de fotos novas no Flickr. Os últimos dias têm sido correria pura, correria que me faz chegar em casa e só pensar em descansar. Estou escrevendo isso porque me sinto muito culpada por abandonar o blog e o Flickr, tenho até pesadelos com isso :( Vocês compreendem?

See you, folks!
Karol Petrucci

2 comentários:

  1. Ai, que bacana!
    Eu uso mais ou menos intuitivamente essa regra, hauhau, porque às vezes não é bacana sempre centralizado no meio...
    Gostei do post!
    Nem se preocupe, flor, te compreendo! Oh, santa faculdade! :X

    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  2. eu tenho mania de centralizar os objetos nas fotos. meu namorado, que faz cinema, comentou comigo esses dias que um dos professores dele falou sobre essa regrinha aí. :)

    ResponderExcluir