31 de dez. de 2011

Eu indico: Windows Live Writer!

Quando eu criei meu blog a primeira dificuldade que encontrei foi em relação ao tamanho das imagens. No caso do blogspot, quando você posta imagens pelo próprio editor do blogger elas ficam pequenas (acho que isso depende do layout que você usa). Pois bem, depois que eu resolvi reformular o layout do OMDK, essa situação começou a me incomodar. Então fui pesquisar como eu poderia reverter esse quadro. Foi aí que eu conheci o Windows Live Writer.

 O que é e qual sua função?
Uma breve explicação

O Windows Live Writer (que vou chamar de WLW) é um programa que permite que você crie postagens para seu blog de uma forma mais “profissional”. Ele possui várias opções de postagem e é compatível com várias plataformas de blogs, tais como: Blogspot, Wordpress, Windows Live Spaces, LiveJournal, e por aí vai...

O WLW aparece quando você faz download do MSN, pois ele é parte do pacote do Windows Live.

DICA: Se você for no Menu iniciar procurar pelo nome do programa Windows Live Writer e não aparecer, tente reinstalar o MSN na versão que você já usa (exemplo: meu MSN é o 2009, e eu não tinha o WLW, desinstalei o Messenger e instalei novamente, e quando aparece as opções de aplicativos, apenas selecionei o WLW). Nunca, nem por um instante pense em fazer download do WLW 2011, porque ele vai acabar instalando o MSN 2011 no seu computador – essa versão é uma porcaria, deixa o sistema do seu computador lento –.

O programa possui um ótimo padrão de edição de texto, com as opções mais comuns: justificar e centralizar texto, hiperlink, tabelas... É bem parecido com o Word.

Você escreve seus posts numa página que imita o layout do seu blog, e, além disso, tem a opção Código-Fonte, onde é possível escrever em HTML. E também pode visualizar como a postagem ficará no blog.

Sobre imagens:

Mas o que eu mais gosto no WLW é a opção de postagem de imagens. Clique na opção Inserir imagens e escolha a foto que será postada.

tee

Quando a imagem aparecer clique nela e na barra no canto direito aparecerão algumas opções: opção 1

Quebra automática de texto: escolha como você deseja posicionar a imagem no post (centro, direita, esquerda...).

Margens: deixe na opção que aparece na imagem ao lado.

Bordas: ali aparecem vários tipos de bordas para você escolher (foto instantânea –polaroid -, cantos arredondados, reflexo...)

Vincular à: aí está uma grande dica: sempre deixe a opção “nenhum” selecionada. Isso fará com que as imagens não fiquem duplicadas na pasta do Picasa (quem usa o blogspot deve saber que as imagens que são colocadas no blog sempre vão para o álbum online do Picasa, como se fosse um banco de imagens suas, e selecionando essa opção você economiza espaço de armazenamento).

Mas a grande utilidade do WLW, para mim, está na aba “avançadas”:

opção 2

A imagem que eu estou utilizando como exemplo possui as seguintes medidas: 700px de largura e 700px de altura. O WLW possibilita que você altere estes números. No caso do meu blog, sempre uso as imagens na largura de 640px (a altura varia de acordo com a largura). Ou seja, este programa faz com que o seu blog tenha um visual mais organizado, pois as imagens ficam todas num tamanho padrão. Ajuda muito, né? É só mudar a configuração de medida e tcharãm! Deixe a mágica acontecer (a.k.a organização).

opção 3E ainda tem a terceira aba onde você pode fazer edições básicas na sua imagem. Simples.

 

 

 

 

 

Eu não sou muito familiarizada com explicações técnicas, mas tenho percebido que várias blogueiras estão com problemas nas configurações de imagem nas postagens, então resolvi compartilhar o pouco que sei com vocês. Porém, assistam o vídeo abaixo, ele vai ajudar que vocês saibam mais coisas importantes sobre o WLW:

(Coloquei o vídeo grande assim para facilitar a visualização dele)

Vídeo retirado daqui.

Por hoje é isso, e espero que este post realmente ajude vocês. Qualquer dúvida é só mandar nos comentários ou por e-mail.

P.s: E não esqueçam que eu estou respondendo vocês pela própria caixa de comentários.

Até mais.

Karol Petrucci

10 comentários:

  1. Que tema fofo, anwt
    http://dream-after-dream.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. era tudo o que eu precisava!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ah, que ótima dica Karol! Já encontrei o WLW aqui no meu computador e vou fuçar nele, ahuiaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blogar com o WLW é muito mais prático! Espero que goste :D

      Excluir
  4. e pra quem usa mac ? :( não tem o pacote do windows ... continuo a procurar uaehuae

    ResponderExcluir
  5. @emille, poxa, daí eu não sei. Nunca nem cheguei perto de um Mac :( hehehehe Mas se eu descobrir te aviso, ok?

    ResponderExcluir
  6. Também achei que blogar com WLW é outra vida! O meu blog tá fora do ar esses tempos, mas tenho andado pesquisando e testando nvas ferramentas e essa é simplesmente demais.
    bjbj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza é! E a função de redimensionar as imagens é uma mão na roda!! Muito bom :D

      Beijos :*

      Excluir
  7. Nossa,o Windows Live Writer é o melhor programa que já me indicaram.Principalmente para postar fotos,que é bem mais rápido que o do blogger.
    Muito obrigada por mostrar ele aqui,tornou minhas postagens bem mais fáceis :)
    http://silvana-make-it.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir