24 de ago. de 2011

Fotografar à noite? Como faz?

A noite está linda, você quer muito registrar imagens deste momento, mas a foto fica tremida? Calma, isso é até normal, mas podemos resolver esse “probleminha”. Existem coisas básicas e fáceis que você pode fazer para deixar suas fotos lindas, assim como a noite que você quer registrar. Veja a seguir:

Pouca luz no local a ser fotografado? Você pode até ter a mão firme, mas a foto sempre vai ficar um pouco tremida quando você apertar o botão de disparo do obturador. Para resolver isso use tripé, sempre que possível. Não tem tripé (assim como eu)? Então vamos improvisar! Fácil. Apoie a câmera em qualquer superfície plana e firme (para não ter perigo de derrubar a câmera) e fotografe.

Além do tripé (ou da superfície fixa) você pode precisar do controle remoto da câmera. Não tem também (estou nessa com você!)? Você pode fazer uso do timer. Configure a câmera do modo desejado, selecione o timer (dica: 5 segundos), aperte o botão de disparo do obturador e se distancie da câmera para que não tenha possibilidade alguma da foto tremer com qualquer movimento seu.

Foto noturna-Night shot-Joinville-Brasil
Foto Noturna, por jaurtorq...

Não use flash. Em caso de fotos de shows usar o flash pode acabar estragando a sua foto. O flash vai iluminar a cabeça de quem estiver na sua frente, mas a luz não chegará até o palco. Vai ficar aquela aparência de “explosão de luz”, o que atrapalhará – e muito- a sua foto. E em outros casos, como fotos do trânsito ou de postes de luz – coisas desse tipo-, o flash apagará toda a beleza da sua foto noturna.

Experiência Foto Noturna - N-91
Experiência Foto Noturna, por Luiz Zanon

Desative a função estabilizador de imagem (no caso da Nikon é o VR: redução de vibração). A sua câmera já estará firme, essa função pode confundir a sua câmera. Lembram da Huaíne Nunes? Ela fez o teste com o VR desligado e ligado, vejam o resultado dela:



Use o ISO baixo e longa exposição. Também faça uso de pequenas aberturas, desse modo as luzes ficarão muito mais nítidas e bonitas.

Se você possui uma câmera compacta, tudo o que eu escrevi pode ser usado por você também. Firme a câmera, desligue o flash e ative o timer. Aposto que suas fotos ficarão muito legais.

Essas dicas são básicas, mas muitas pessoas ainda não fazem uso delas. Então aproveite o texto e as minhas dicas e fotografe à noite também, por que não?

Espero que tenham gostado!

Só agora eu percebi que a minha assinatura no final do post está com problemas, resolverei isso logo. Então...

With love,
Karol Petrucci

9 comentários:

  1. Amei amei, fotografar a noite é sempre um problema. Mas agora vai ficar mais fácil, vou experimentar as dicas!
    Aliás, as últimas dicas de fotografia aqui do blog estão sendo uma bênção, já que eu ganhei câmera nova, então ainda estou testando aos poucos, as muitas funções que ela tem *-* E as dicas ajudam muito!!!
    Gostei muito mesmo do post!

    ResponderExcluir
  2. Amei! Sempre tive essa dúvida! Agora já sei... obrigada Karol :*

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas! Pena que a minha câmera seja compacta... Quero muito uma profissional *---*

    Beijinhos, ótima quinta! :*

    ResponderExcluir
  4. @Endry Endry, você pode usar essas dicas na sua câmera compacta, claro que não terá como fazer ajuste de ISO, exposição e estabilizador de imagem (na verdade, não sei se tem essa opção em compactas...). Use a dica que eu deixei no final do post: "Firme a câmera, desligue o flash e ative o timer". E não use zoom, talvez o zoom tire a qualidade da imagem... Faz aí e me conta como ficou!

    Beijos e bom restinho de semana para você!

    ResponderExcluir
  5. @Por: Karol Petrucci Flor, vi que na máquina, na função manual aparece ISO. Tem AUTO, 80, 100, 200 e 400 (se não me engano), agora exposição e estabilizador não encontrei :/
    Vou seguir as dicas, sim e te mostro! ;)

    Querida, sobre o clube da carta, quem cuida dele é a @fabiabud, pode entrar em contato pelo blog http://www.fabilandia.com.br/category/clubedacarta. Ela é super querida! É só conversar som ela, enviar teu endereço, que ela envia a lista com o endereço de todos. Eu me correspondo com umas 11 meninas, mas comecei enviando só para 3, as outras foram me mandando depois. É super legal e tu sempre recebe/dá uma porção de carinho ^^ Se for participar me avisa que te mando cartinha, viu?! Ou se quiser, podemos trocar cartas sem o Clube também. Eu troco com a Olive do blog Enchantime e Ana do blog Seis Milênios.

    ResponderExcluir
  6. linkei seu blog no meu! ;) ótimas fotos!
    http://yasminefarias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. @Marii Bastos Fiquei tão contente em saber que as dicas estão de ajudando e que você está gostando delas, Mari. :)

    Você é uma fofa, obrigada!!!

    ResponderExcluir
  8. @lepetitmondedegabi Que bom que você gostou, Gabi! De nada ^-^

    ResponderExcluir
  9. @Yasmine Farias Obrigada por linkar o meu blog, logo que eu arrumar o blogroll o seu estará lá! :D

    Beijos :*

    ResponderExcluir